Prefeito e Secretários afastados: denúncias de corrupção levam agentes do Ministério Público e da Polícia Civil ao Município de Santa Quitéria
Moradores do Município de Santa Quitéria foram surpreendidos, na manhã desta terça-feira (11), com ruas e avenidas invadidas por agentes do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil em uma operação que recolhe documentos e provas para apurar denúncias de irregularidades na aplicação de recursos pela Prefeitura.
A Operação comandada pela PROCAP (Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública) foi deflagrada após determinação da desembargadora Maria Ilna Lima de Castro. O prefeito José Braga Barrozo foi afastado do cargo e, temporariamente, o comando administrativo do Município fica nas mãos da vice-prefeita Ligia Maria Protásio.
AFASTAMENTO DE PREFEITO E SECRETÁRIOS
De acordo com a decisão judicial, “A suspensão temporária do cargo com afastamento cautelar se dá pelo prazo pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da efetiva intimação, dos investigados José Braga Barrozo (Prefeito de Santa Quitéria), Jean Paulo Camelo Franco (Secretário de Transportes), Francisco Arnaldo Mesquita Gomes (Secretário de Obras e Infraestrutura), “Francisco Micael de Oliveira Souza (Secretário de Governo), ficando os investigados, proibidos de acesso ou frequência às repartições públicas do município, nos termos do Art. 319, incisos 1 € VI, do Código de Processo Penal.”
LIXO E COMBUSTÍVEIS
As investigações sobre desvio de dinheiro público na Prefeitura de Santa Quitéria estão sendo realizadas há mais de um ano e tem como foco os altos gastos nas áreas de combustíveis e limpeza pública. Uma das decisões da Justiça é de que sejam encerradas as licitações e contratos e suspenso qualquer desembolso à empresa BS Construções, um dos alvos da operação do Ministério Público e da Polícia Civil.
CearáAgora