PT promete filiar amanhã no mínimo 12 prefeitos do Ceará ao partido e também deputados
O PT do Ceará promete filiar amanhã (13), no mínimo, 12 prefeitos ao partido — com chances de serem13. Quem mais perderá gestores será o PDT dos irmãos Ciro e Cid Gomes.
Quantidade certa de prefeitos que vão se desfiliar do PDT dos FGs: 4.
Em tempo
Outros partidos: PSB e PL perderão dois, cada um; PCdoB, MDB, PRB e PSOL, cada um, terá um gestor a menos.
Em tempo II
Lista dos novos petistas: Potengi, Saboeiro, Campos Sales, Penaforte, Jardim, Jaguaruana, Cariús, Ibicuitinga, Guaiúba, Aratuba, General Sampaio. Os 12º será de Santana do Acaraú. O 13º poderá ser de Barbalha.
Em tempo III
Essa filiação do prefeito de Barbalha, do PDT, depende do aval do próprio governador Camilo Santana. PT não quer confrontar os FGs.
Em tempo IV
Caso tudo ocorra como o planejado, o PT passa a ser a segunda maior força no Ceará, com no mínimo 29 prefeitos. Desbanca PSD, que tem 26.
O Partido dos Trabalhadores (PT) também filiará amanhã (13) dois deputados estaduais (Augusta Brito e Júlio César Filho) e suplentes de deputados federais, como Gorete Pereira, que deixará o PL. A análise que se faz é que o PCdoB está sendo riscado do mapa político do Ceará.
O deputado estadual comunista Carlos Felipe trombou com o abolição e tem dito que não disputará eleições em outubro. Já o líder do Governo Camilo na Assembleia, Júlio César Filho, deixa o Cidadania e vira petista.
Em tempo
Deputada Augusta Brito troca o PCdoB pelo PT, mas não deve disputar à reeleição. O candidato deve ser o marido dela, ex-prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, que concorrerá à Câmara Federal pelo PDT.
CearaNews