Lula, Bolsonaro e a disputa pelos votos do Nordeste
Os dois potenciais candidatos à Presidência da República, que despontaram nas primeiras pesquisas referentes ao pleito de 2022, já iniciaram seus respectivos planejamentos e ações para intensificar a batalha pelo voto no Nordeste. O ex-presidente Lula (PT), líder nas pesquisas, e o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), segundo colocado na preferência dos eleitores, vêm realizando ou já agendaram visitas à região neste ano.
A disputa não é por acaso. Para Bolsonaro, o Nordeste é um desafio que poderia garantir-lhe a reeleição. Pesquisa Datafolha realizada em maio apontou que a região concentra a maior rejeição ao atual presidente. Cerca de 62% dos moradores do Nordeste não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Na média nacional da mesma pesquisa, a rejeição a Bolsonaro era de 54%. Já para Lula, o Nordeste é, tradicionalmente, a região onde o PT tem mais força. Sabendo disso, e de olho em 2022, o petista já agendou viagens à região para julho.
A entrega de obras tem sido uma marca das visitas de Bolsonaro. Em fevereiro deste ano, o presidente veio ao Ceará para cerimônia onde assinou ordens de serviço para a retomada de obras paradas em Tianguá. Ele também passou por outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e causou aglomeraçõe.
O Povo