José Airton destaca diálogo com Eunício e caminhos para aliança do PT com MDB
As reuniões do ex-senador Eunício Oliveira com deputados estaduais e federais do MDB, PSDB, PT e lideranças do PC do B deixaram entusiasmo entre os aliados do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva no Ceará. Eunício começou, no último final de semana, a trabalhar o fortalecimento do MDB para as eleições de 2022. Ele é pré-candidato à Câmara Federal, mas não afasta a hipótese, se receber o apoio do petista, entrar na chapa majoritária.
Eunício passou dois dias no Ceará e, em Fortaleza, recebeu, em seu apartamento, o deputado estadual Fernando Santana e o deputado federal José Airton Cirilo, ambos do PT, e o ex-deputado federal Inácio Arruda, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado e o presidente regional do PC do B, Luis Carlos Paes.
Um dos mais entusiasmados nessa série de encontros com o ex-presidente do Senado é o deputado federal José Airton que fez, com Eunício Oliveira, uma avaliação dos cenários nacional e estadual e das condições favoráveis para a montagem no Ceará de um palanque do PT com o MDB. José Airton diz que levará ao ex-presidente Lula o resultado da conversa com o Eunício e defenderá o lançamento de uma candidatura ao Governo do Estado pelo PT e MDB.
“Queremos construir um palanque forte para o Lula no Ceará’’, resume em uma das suas frases o deputado José Airton, ao dizer que as duas conversas do ex-presidente Lula com o ex-senador Eunício Oliveira deixam o caminho aberto para PT e MDB avançarem na discussão sobre alianças na disputa pela Presidência da República e pelo Governo do Estado.
‘’O Eunício já foi ministro do Lula e tem um carinho e um apreço muito grande pelo ex-presidente’’, complementa José Airton, para quem a boa relação entre Eunício e Lula cria diferentes possibilidades nas eleições de 2022.
Um dos cenários, como o próprio José Airton destaca, é o lançamento de um candidato ao Governo do Estado pelo PT ou pelo MDB.
‘’Tanto eu quanto o Eunício fomos candidatos a governador’’, observa José Airton, ao deixar escrito: ‘’Podemos reeditar a dobradinha Lula-lá, José Airton, cá’’.
Em 2002, ao se lançar candidato ao Governo do Estado, José Airton chegou ao segundo turno, sendo derrotado pelo então tucano Lúcio Alcântara. Outro nome que o PT tem como opção à sucessão de Camilo Santana, segundo ele, é a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins.
Fonte: CearáAgora