PSB vai avaliar situação de Braguinha na Comissão de Ética e pode resultar em expulsão do partido
Pressionado pela repercussão nacional que o assunto tomou e o mal-estar que causou internamente, o diretório estadual do PSB (Partido Socialista Brasileiro) resolveu abrir, na segunda-feira (13), um processo interno contra o prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, que será submetido a uma comissão de ética para apurar a gravidade das denúncias contra ele. A depender da decisão que a sigla adotar, pode resultar até mesmo na sua expulsão do quadro de filiados – o que não representa qualquer problema jurídico para o mandato.
“Recentemente, foram noticiadas graves denúncias que envolvem nossos filiados, situação que naturalmente demanda apuração rigorosa e isenta. Diante disso, esclarecemos que o partido está empenhado em conduzir o processo interno de averiguação de forma célere e responsável, em consonância com os valores que defendemos”, diz nota dirigida a filiados. Processo semelhante também foi aberto para Bebeto Queiroz, de Choró, que está foragido.
A comissão é composta pela 1ª vice-presidente, Socorro França (secretária dos Direitos Humanos do Ceará); 3º vice-presidente, Elias José e pelo 1º secretário, Denis Bezerra (ex-deputado federal), que garantem buscar ouvir todos os envolvidos neste processo.
O trâmite interno no partido ocorrerá de forma que, será assegurado a Braguinha, o direito ao contraditório e a ampla defesa, onde poderá manifestar a sua versão e de que forma implica em algo para o PSB. “Qualquer medida disciplinar ou administrativa adotada pelo partido seguirá estritamente os ritos legais e regimentais, garantindo que os princípios constitucionais sejam respeitados. Confiamos na Justiça e na integridade das instituições para esclarecer os fatos e reafirmamos que o combate à corrupção é uma prioridade inegociável para o PSB”, afirma o texto.
Braguinha preside o Diretório Municipal de Santa Quitéria desde 2019, no entanto, seu histórico com o partido remonta a 2008, quando foi eleito pela 1ª vez vereador pela sigla.
A Voz de Santa Quitéria