Camilo vira principal opção no PT para Presidência em 2026
O ministro da Educação, o cearense Camilo Santana, é cotado para ser o nome que substituirá o presidente Lula, no PT, na corrida para o Planalto em 2026. Em uma Longa reportagem, a revista Veja aponta o ex-governador como “A estrela solitária”, que está virando uma alternativa à candidatura de Lula.
"Entre os nomes que correm por foram como alternativas, quem se encontra em melhor momento é Camilo Santana, titular da Educação. Ele passou a ser ventilado como um possível plano B principalmente pela ala de Gleise Hoffmann, presidente da sigla e rival interna de Haddad. Camilo tem os seus trunfos para tentar vencer essa disputa. Pesquisa Ipec de dezembro mostrou que a educação é avaliada positivamente por 37% do eleitorado, como regular por 27% e como ruim ou péssima por 34%. Pode não ser uma maravilha, mas é a única área entre todas as nove pesquisadas em que a avaliação positiva supera a negativa", diz a matéria.
Ainda segundo a publicação, as armas de Camilo para conseguir ser o substituto de Lula em 2026 são:
- Boa avaliação à frente do Ministério da Educação
- Triunfo nas urnas: elegeu Elmano de Freitas governador do Ceará em 2022 e Evandro Leitão prefeito de Fortaleza em 2024
- Ter lançado programas de sucesso na pasta, como o Pé-de-Meia, que destina bolsas de estudos a alunos do ensino médio
Em tempo
Outro ponto que a revista salienta sobre o favoritismo do ministro Camilo, é que ele é do Nordeste, região do país em que o PT continua com grande força.
CN7