Crise no PDT: desfiliações em massa elevam conflito entre Cid e Ciro Gomes

A disputa política entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, protagonistas da família Ferreira Gomes, atingiu um novo patamar de tensão no Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ápice da crise se manifestou com a desfiliação de 43 prefeitos cearenses, somando-se a 18 parlamentares, dez chefes municipais e dois filiados sem mandato, totalizando 73 baixas desde o início das discordâncias, destaca o jornal O Globo.

Este desligamento em massa, oficializado durante um evento com 46 prefeitos em Fortaleza na terça-feira (14), reacendeu os debates e trocas de acusações entre os grupos antagonistas liderados por Ciro e Cid. A saída mais recente inclui aliados do senador, como Ivo Gomes, prefeito de Sobral e irmão de ambos, assim como a deputada estadual Lia Gome.

e uma vitória judicial que devolveu o controle do PDT cearense ao seu grupo. Em resposta, o presidente do PDT, ligado a Ciro, ameaçou iniciar um processo de expulsão do senador. Como retaliação política, os prefeitos abandonaram o partido nesta semana. A ameaça de expulsão de Cid, de acordo com fontes, irritou Carlos Lupi, que se levou da presidência do partido para assumir o Ministério da Previdência.

Brasil247
Categoria:

Deixe seu Comentário