Deputados estaduais e federais recebem carta de anuência para sair do PDT
Poucas horas antes da reunião da Executiva Nacional que irá, na noite desta quarta-feira, oficializar a intervenção no Diretório Estadual do PDT, 9 deputados estaduais e quatro deputados federais eleitos pela legenda, em 2022, receberam, nesta manhã, carta de anuência para se desligar do partido sem ameaça de perda do mandato.
O documento, que já havia sido dado ao presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, marca mais uma etapa da briga interna no PDT que antecede a uma grande debandada nos quadros do partido. A estratégia foi traçada pelo senador Cid Gomes que comanda o grupo dissidente.
Cid está brigado com o irmão Ciro que lidera a ala ligada ao prefeito José Sarto e ao ex-prefeito Roberto Claudio. O bloco cirista quer a depuração do partido e já esperava a saída dos governistas aliados ao Palácio da Abolição.
O senador Cid Gomes ignorou a decisão da Executiva Nacional de intervir no Diretório Estadual, questionou o ato como ilegítimo e se manteve como presidente do PDT no Ceará com base em uma decisão judicial.
Sentindo-se respaldado pela decisão da Justiça, Cid convocou a reunião do Diretório Estadual para garantir a carta de anuência aos deputados estaduais e federais, além de suplentes, que não querem mais permanecer no partido.
A carta de anuência será questionada pela Direção Nacional do PDT, mas, nessa briga, o deputado Evandro Leitao ganhou na Justiça e pode se desfiliar sem ameaça de perda do mandato. O mesmo caminho, como antecipou o site cearaagora, será adotado pelos outros 9 deputados estaduais e quatro federais.
O senador Cid e os prefeitos, que são detentores de mandatos majoritários, podem se desfiliar sem prejuízos ao mandato. Além de Evandro Leitão, são mais 9 deputados estaduais eleitos em 2022 que se prepararam para desembarcar em outra legenda. O PDT ficará na Assembleia Legislativa com apenas três representantes – Claudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho – todos ligados ao prefeito José Sarto.
Veja a lista de dissidentes com malas prontas para deixar o partido:
DEPUTADOS FEDERAIS
Mauro Filho
Eduardo Bismarck
Idilvan Alencar
Robério Monteiro
Sérgio Aguiar
CearaAgora