Deputados estaduais e federais recebem carta de anuência para sair do PDT

Poucas horas antes da reunião da Executiva Nacional que irá, na noite desta quarta-feira, oficializar a intervenção no Diretório Estadual do PDT, 9 deputados estaduais e quatro deputados federais eleitos pela legenda, em 2022, receberam, nesta manhã, carta de anuência para se desligar do partido sem ameaça de perda do mandato.

O documento, que já havia sido dado ao presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, marca mais uma etapa da briga interna no PDT que antecede a uma grande debandada nos quadros do partido. A estratégia foi traçada pelo senador Cid Gomes que comanda o grupo dissidente.

Cid está brigado com o irmão Ciro que lidera a ala ligada ao prefeito José Sarto e ao ex-prefeito Roberto Claudio. O bloco cirista quer a depuração do partido e já esperava a saída dos governistas aliados ao Palácio da Abolição.

O senador Cid Gomes ignorou a decisão da Executiva Nacional de intervir no Diretório Estadual, questionou o ato como ilegítimo e se manteve como presidente do PDT no Ceará com base em uma decisão judicial.

Sentindo-se respaldado pela decisão da Justiça, Cid convocou a reunião do Diretório Estadual para garantir a carta de anuência aos deputados estaduais e federais, além de suplentes, que não querem mais permanecer no partido.

A carta de anuência será questionada pela Direção Nacional do PDT, mas, nessa briga, o deputado Evandro Leitao ganhou na Justiça e pode se desfiliar sem ameaça de perda do mandato. O mesmo caminho, como antecipou o site cearaagora, será adotado pelos outros 9 deputados estaduais e quatro federais.

O senador Cid e os prefeitos, que são detentores de mandatos majoritários, podem se desfiliar sem prejuízos ao mandato. Além de Evandro Leitão, são mais 9 deputados estaduais eleitos em 2022 que se prepararam para desembarcar em outra legenda. O PDT ficará na Assembleia Legislativa com apenas três representantes – Claudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho – todos ligados ao prefeito José Sarto.

Veja a lista de dissidentes com malas prontas para deixar o partido:

DEPUTADOS FEDERAIS

Mauro Filho

Eduardo Bismarck

Idilvan Alencar

Robério Monteiro


DEPUTADOS ESTADUAIS

Jeová Mota
Guilherme Landim

Sérgio Aguiar

Salmito
Evandro Leitão
Lia Gomes
Oriel Filho
Osmar Baquit

Marcos Sobreira
Romeu Aldigueri


VEREADORES


Ana Paula Brandão
Júlio Brizzi


SUPLENTES


Helaine Coelho
Nilson Diniz
Leônidas Cristino (em exercício)
Bruno Pedrosa (em exercício)
Antônio Granja (em exercício)
Guilherme Bismarck (em exercício)
Tin Gomes


CearaAgora

Categoria:

Deixe seu Comentário